Projeto Educativo

O Projeto Educativo consiste num documento orientador de toda a atividade escolar, baseando-se na participação, possível e realista, da sua comunidade educativa.

Para isso, exige a participação crítica e criativa de toda esta comunidade, prevendo e identificando os recursos necessários capazes de empenhar todos os atores do seu processo. Tendo em vista a consecução dos objetivos delineados, este Projeto Educativo pretende ser uma resposta aos problemas da comunidade escolar através da definição de uma metodologia geral do tipo investigação-ação.

Deste modo, a importância deste documento prende-se com a necessidade de tornar socialmente reconhecível a identidade e autonomia do Colégio Heliântia, tendo em vista uma dinâmica construtiva de todo o processo escolar no seu geral. É conhecendo os modos de interação e os contextos que os condicionam que se cria um Projeto Educativo que mobilize a generalidade dos seus intervenientes, no desenvolvimento de uma política interna orientada para o sucesso, conseguida através da construção de melhores processos e melhores resultados educativos.

Para a conceção deste Projeto Educativo de Escola, partiu-se de um trabalho prévio de avaliação do Projeto Educativo anterior, da reflexão sobre a legislação existente, da avaliação da consecução do Plano Anual de Atividades referente ao ano letivo anterior e ainda de um debate alargado sobre as opções de oferta educativa, além de uma alargada discussão sobre a visão estratégica e suas oportunidades e ameaças, no âmbito da ideia central de ESCOLA TOTAL.

Este Projeto Educativo de Escola constituirá uma referência para a organização do presente e do futuro, proporcionando, simultaneamente, um enquadramento e um sentido para as ações individuais. Funciona, além disso, como um contrato que compromete e vincula todos os membros da nossa comunidade educativa numa finalidade comum.

Por outro lado, determina a filosofia subjacente à dinâmica a imprimir à nossa Escola, assente nas características da referida comunidade, de acordo com as orientações nacionais, prevendo parcerias e maximizando os recursos humanos e materiais disponíveis, dando, assim, uma resposta educativa global da instituição que permita cumprir a ideologia político-educativa da Escola. Em suma, este Projeto Educativo de Escola é o tronco comum de onde partem os vários projetos existentes ou que venham a existir na Escola, tais como: ofertas da Escola, organização curricular, orientações administrativas e formação de pessoal docente e não docente.

Do regime jurídico da autonomia do Colégio destaca-se o conceito de autonomia (“Entende-se por autonomia da escola a capacidade de elaboração e realização de um projeto educativo em benefício dos alunos e com a participação de todos os intervenientes no processo educativo”) e a sua ligação com o Projeto Educativo (“O projeto educativo traduz-se, designadamente, na formulação de prioridades de desenvolvimento pedagógico, em planos anuais de atividades educativas e na elaboração de regulamentos internos para os principais sectores e serviços sociais”).

Porque o Colégio Heliântia se quer afirmar num universo altamente competitivo e no qual entram em jogo tantas variáveis e expectativas, tornou-se claro que implemetar um sistema de gestão qualidade no Colégio Heliantia, juntamente com o desenvolvimento de soluções para a criação de uma verdadeira escola total serão as Ideias-chave deste triénio. Por uma escola de qualidade para todos entende-se uma escola com uma política de qualidade e exigência no serviço, dirigida a todos os que a frequentam, respeitando o estipulado no seu Regulamento Interno, consoante a idade, objetivos futuros, conhecimentos e dificuldades, momento da vida e tipologia de formação.

Propõe-se uma escola onde se promova o estudo e o trabalho regular e se desenvolva uma atitude de respeito pelo saber e de curiosidade pelo conhecimento. Além disso, é uma instituição onde se proporciona uma formação completa – cultural, científica, tecnológica, artística, física e cívica – planeada e faseada, que permita aos alunos enfrentar a vida futura.