Sobre o Colégio Heliântia

Missão, Visão, Valores

O Colégio Heliântia tem como missão a Formação Total de futuros jovens de exceção, desenvolvendo competências, conhecimentos e atitudes, tendo em mente uma preparação abrangente e prática.

Estilo Educativo

O Colégio Heliântia propõe-se marcar a diferença no panorama educativo nacional, apostando na formação rigorosa e em novos métodos e soluções pedagógicas, privilegiando a qualidade dos docentes e o acompanhamento pessoal de cada aluno durante o seu percurso escolar.

No Colégio Heliântia consideramos que educar, para além de conduzir pelos mistérios do saber, será sobretudo criar curiosidade e apreço pelo mundo do conhecimento, o que desencadeará um percurso pessoal de contínua aprendizagem e desenvolvimento pessoal, em todo o espectro da capacidade humana, quer lúdico, quer científico, quer cultural e criativo.

O nosso aluno é um elemento ativo na construção de uma sociedade onde os valores da liberdade cívica e política estão a par da solidariedade, do respeito por todos, da tolerância e da justiça. Um cidadão do Mundo, atento e curioso, que respeita e admira a sua diversidade étnica e cultural. Alguém que conhece e se responsabiliza pela preservação do ecossistema e que assume como princípio fundamental o do legado integral da vida diversa para as gerações futuras.

A nossa ação pedagógica caracteriza-se: pelo constante recurso à reflexão e coerência, por oposição ao autoritarismo, para que os alunos se comportem por convicção segundo a razão; pela valorização da necessidade do trabalho; pela visão do sentido realista do quotidiano, ultrapassando situações e ideias utópicas

Fomentamos constantemente as relações inter-pessoais que se fundamentam: num acolhimento natural e simples, que estimule a confiança mútua; num espírito de alegria que crie e desenvolva o otimismo e a confiança recíproca; num espírito de consciência pela solidariedade.

Na constituição das turmas prevalecem critérios de natureza pedagógica, sem prejuízo da legislação em vigor, nomeadamente:

• As turmas não devem ter mais que 18 alunos no 1º Ciclo;
  • As turmas devem ser constituidas tendo por base a heterogeneidade das nacionalidades, de comportamentos e de capacidades evidenciadas nos Projectos Curriculares de Turma.

Possuímos também um conjunto de atividades de enriquecimento curricular que ajudam os nossos alunos a desenvolver valência específicas e úteis para o seu futuro escolar e profissional.